7 VCT

7º Cidades e Territórios Virtuais

Lisboa, 11 a 14 de Outubro 2011

COST TU 0602

A conferência final da Acção COST TU0602 “Land Management for Urban Dynamics” será realizada no âmbito do 7CTV. Uma área temática especial será dedicada à questão da gestão do território (ver Temas do Congresso). Algumas apresentações irão abordar os resultados científicos da Acção.

A Acção trata de questões relativas a políticas, instrumentos, processos e práticas de gestão do território, focando o espaço europeu. As cidades europeias são muito diferentes entre si no que respeita à sua situação fundiária, à construção civil, ao sistema imobiliário, ao sistema de hipotecas, à própria cultura de planeamento, políticas e ferramentas de gestão. Apesar disso, os impactes reais dessas diferenças no sucesso do desenvolvimento urbano são pouco conhecidos, tendo em conta a sua importância para o crescimento económico europeu a longo prazo, particularmente para os países da Europa de Leste, que aderiam recentemente à União Europeia.

A acção tem por objectivo desenvolver uma análise comparativa entre os países europeus, permitindo assim delinear recomendações que incidam sobre os aspectos seguintes: regimes de ordenamento do território e políticas do solo para a regeneração e desenvolvimento urbano, os processos de gestão do solo e as ferramentas aplicadas em grandes projectos de desenvolvimento urbano, a avaliação global do desempenho desses regimes, das políticas e das ferramentas utilizadas.

Para mais informação visite o site da Acção COST.

co-organizado por

com a participação de